ABGF lança seguro voltado para as MPMEs

Seguro de Crédito à Exportação 7 de abril de 2015

mpme-noticiaA Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) lançou no mercado um seguro de exportação voltado às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). O objetivo da agência, ligada ao governo federal, é fomentar o comércio exterior nesse nicho de mercado, ampliando a participação dos negócios de menor porte em solo internacional. O produto é uma espécie de concorrente da tradicional carta de crédito, servindo como garantidor de financiamentos junto aos bancos e auxiliando a repor perdas em caso de calote.

O superintendente de operações internacionais da ABGF, Vitor Sawczuk, explica que a meta é cobrir 100 operações até o final do ano. Desde maio, quando começou a ser disponibilizado, o seguro já tem encaminhadas 20 solicitações, mas nenhuma ainda concluída. “Estão todas em análise. Esperamos gerar o primeiro boleto em seguida”, destaca. O gestor garante que o custo de contratação do seguro é menor do que em relação à carta de crédito.

“Quem toma o risco da operação é o Tesouro Nacional. Para operações acima desses valores e para grandes empresas já existem opções de seguros no mercado privado. Mas o mercado não queria tomar esse risco dos pequenos. Por isso, criamos o programa para incentivar as MPMEs a exportarem com segurança”, explica Sawczuk. Para divulgar a modalidade, a agência tem percorrido o País. Nesta quinta-feira, o superintendente esteve em Porto Alegre para mostrar o produto aos clientes do Banco do Brasil (BB).