ABGF melhora desempenho em índice de governança

ABGF 11 de maio de 2018

Crédito: Clésio Rocha Ascom/MP

A Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) melhorou sua classificação e passou do nível III para o nível II no Indicador de Governança (IG-SEST), desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). O resultado da segunda certificação foi apresentado nesta sexta-feira (11). O índice busca conformidade com as melhores práticas de mercado e maior nível de excelência para as empresas estatais federais de controle direto da União (dependentes e não dependentes).

No segundo ciclo de avaliação, 46 empresas estatais tiveram variação positiva de 70% na média geral das pontuações em relação ao primeiro ciclo. Os acréscimos nas notas decorreram principalmente por conta da implementação da área de gestão de riscos, da execução de práticas sistemáticas de controle interno e da realização de treinamentos sobre código de conduta e integridade.

Todas as empresas estatais federais avaliadas passaram também a elaborar o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) e o Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT), disponibilizaram canal de denúncias internas e externas e vincularam a Auditoria Interna ao Conselho de Administração, exigências previstas na Lei de Responsabilidade das Estatais n° 13.303/2016. Para o terceiro ciclo, IG-SEST deverá evoluir e deixará de ser um indicador focado em conformidade e passará a ter um viés de efetividade.

Com informações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.