ABGF recebe reunião da Berne Union no Rio sobre Project Finance

Seguro de Crédito à Exportação 29 de novembro de 2018

Diretor presidente da ABGF, Guilherme Estrada, na abertura da Project Finance Specialist Meeting, no Rio de Janeiro. Foto: ABGF/Divulgação.

A Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) hospeda, entre os dias 29 e 30 de novembro, no Rio de Janeiro, a Project Finance Specialist Meeting, organizada pela Berne Union, entidade internacional que congrega as agências de crédito à exportação congêneres da ABGF. O evento reúne especialistas em operações de Seguro de Crédito à Exportação para projetos na modalidade de financiamento Project Finance.

Na abertura do evento, o diretor presidente da ABGF, Guilherme Estrada, destacou a parceria entre a empresa e a entidade. “A ABGF e a Berne Union mantêm uma relação frutífera e bem estabelecida. Sempre foi nossa intenção sediar um evento da entidade no Brasil e acredito que esta será uma importante oportunidade de aprendizado”, considerou.

Aos participantes de 16 países, Estrada comentou ainda o cenário favorável no Brasil para a retomada do crescimento econômico. “Como é sabido, o Brasil passou por uma crise econômica nos últimos anos, mas agora o cenário se mostra positivo. O PIB deve crescer 1,4% este ano e está estimado um aumento de 2,5% no próximo ano. Os índices de confiança dos empresários e consumidores estão em alta e a balança comercial também apresenta dados positivos, com crescimento nas exportações de 8% em relação ao ano passado e estimativa de superávit comercial de US$ 57 bilhões”, informou.

Sobre o tema da reunião, Estrada avaliou que o Brasil precisa desenvolver mais sua competência em Project Finance e aprender com a experiência internacional. “A ABGF já desenvolveu modelos de garantias que poderão ser praticadas no futuro próximo a depender da demanda. Basicamente, nossas garantias poderiam ser utilizadas para cobrir riscos de crédito e ainda riscos não gerenciáveis, relacionados aos projetos”, explicou.

A programação da reunião aborda as questões atuais mais relevantes segundo a experiência e a sondagem dos membros da Berne. Entre os temas que serão tratados nas apresentações e painéis, estão estatísticas, estudos de caso, modelos de classificação de risco e precificação, reestruturação de operações de Project Finance, seleção de consultores, apólices, financiamento por mercado de capitais, entre outros.