Agência de crédito japonesa firma acordo com ABGF

Relações internacionais 4 de outubro de 2017

A Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) firmou, nesta quarta-feira (4), memorando de entendimento de cooperação técnica com a agência japonesa de crédito à exportação (Nippon Export Investment Insurance – Nexi). O documento foi assinado, em Belgrado, na Sérvia, pelo diretor-presidente da ABGF, Marcelo Franco, durante a Assembleia Geral Anual da Berne Union, entidade que reúne agências de crédito e garantias congêneres.

“Com o acordo, vamos estabelecer uma cooperação para promover estratégias de negócios e o apoio mútuo em projetos envolvendo exportadores e investidores japoneses e brasileiros”, informou o diretor-presidente da ABGF. As agências farão consultas para revisar as operações conjuntas e os procedimentos processuais relacionados. A cooperação em projetos individuais será realizada caso a caso a depender do interesse das agências nas operações em análise.

Como autarquia do Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão, a Nexi conduz as atividades de crédito à exportação no país, com uma exposição de US$ 45 bilhões na modalidade de médio a longo prazo, tendo arrecadado US$ 114 milhões em 2014 e sendo a quinta maior agência do gênero no mundo.