ABGF apresenta proposta de novo modelo de seguro em evento sobre defesa

Seguro de Crédito à Exportação 9 de novembro de 2018

Durante o I Seminário de Gestão de Aquisição de Defesa (I Segad), nesta quinta-feira (8), organizado pela Escola Superior de Guerra (ESG) e pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), o diretor-presidente da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), Guilherme Estrada, apresentou proposta para um novo modelo para concessão do Seguro de Crédito à Exportação (SCE).

A iniciativa parte de diálogo estabelecido entre a ABGF, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os ministérios do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e da Fazenda. No novo modelo, deverá ser constituído um fundo financeiro, a ser administrado pela empresa, para cobrir primeiras perdas em eventuais casos de default de modo a oferecer um produto com maior liquidez e aceitabilidade pelo mercado.

“Este fundo, que não será meramente contábil e orçamentário como é hoje o Fundo de Garantia às Exportações (FGE), dará um colchão de liquidez para eventuais defaults”, explicou Estrada. Ele destacou que o sistema de seguro para as exportações brasileiras é superavitário ao longo de sua trajetória, mas, porque passou por eventos de default, em um momento de restrição fiscal  nos últimos dois anos, foi desafiado e, por isso, precisa ser reformulado e aperfeiçoado.

Estrada disse que esta reformulação será importante para viabilizar mais exportações, especialmente para a indústria de defesa, que se desenvolve no mundo inteiro com o apoio governamental por meio de instrumentos financeiros. “Os dados mostram que a capacidade de alavancar as transações de exportação que o seguro proporciona é muito grande, com custos reduzidos”, avaliou. No evento, foi possível ainda apresentar novas modalidades de seguro que estão em estudo na ABGF para cobrir operações de exportação e atender melhor as necessidades de indústrias do setor.