Reuniões da União de Berna ocorrem esta semana na Itália

Relações internacionais 5 de outubro de 2015

O presidente da ABGF, Marcelo Franco, participa das reuniões do Berne Union/Prague Club, durante a semana de 11 a 15 de maio. Este ano, os debates e palestras ocorrem em Florença (Itália), com várias rodadas de apresentações sobre o setor de seguros e garantias de crédito à exportação.

O Berne Union (BU) foi fundado, em 1934, por seguradoras estatais e privadas de crédito à exportação da França, da Itália, da Espanha e do Reino Unido. Seu primeiro encontro foi em Berna, Suíça – por isso, o nome de “União de Berna”. Os principais objetivos do BU são facilitar o comércio transfronteiras, ao apoiar a aceitação internacional de princípios sólidos em relação aos créditos à exportação e aos investimentos estrangeiros.

Além disso, o BU patrocina um fórum para o intercâmbio de profissionais entre os seus membros.

Berne Union Prague Club

O Berne Union estabeleceu o seu “Clube de Praga”, em 1993. O Berne Union Prague Club tem como função apoiar as novas agências seguradoras – ou aquelas que estão em expansão no mercado-, para o desenvolvimento de sistemas de seguros de crédito à exportação e de novos investimentos. Atualmente, existem 79 empresas de todo o mundo associadas, como membros, do Berne Union e do Prague Club.

Em 2013, os membros do BU garantiram, coletivamente, US$ 1,9 trilhão em exportações e em investimentos estrangeiros diretos – mais de 10% do comércio internacional. Foram indenizados aproximadamente US$ 4,5 bilhões aos exportadores e investidores, protegendo-os das perdas sofridas devido à inadimplência de compradores, em todas as regiões do globo.