Operações Estruturadas

Os principais setores beneficiados pela atuação dessa área são: infraestrutura, energia elétrica, petróleo e gás, etanol, automotivo e telecomunicações. Além das operações dos mencionados setores, qualquer operação que requeira mecanismos mais sofisticados para mitigação de riscos também estará sob a responsabilidade desta área.
A área de Operações Estruturadas também é responsável pelas operações enquadradas nos acordos bilaterais assinados entre o governo brasileiro e o governo do país importador, tais acordos normalmente estabelecem um limite de crédito para o governo do país importador que elegerá as operações prioritárias para o desenvolvimento de seu país.

A estruturação das operações busca estabelecer mecanismos de mitigação de risco para tornar possível para o governo brasileiro (FGE) estabelecer limites e aprovar operações para países com classificação em nível de risco elevado. Normalmente, a estrutura mais utilizada é a securitização de recebíveis onde os recursos provenientes de vendas internas ou externas (exportações) do importador são dados como garantia para o pagamento das parcelas do financiamento.