Risco corporativo

As operações de Médio e Longo Prazo direcionadas às empresas importadoras privadas têm como principais características a exportação brasileira de bens de capital e/ou de serviços. Os riscos a que essas operações de financiamento estão sujeitas são os comerciais, políticos e extraordinários.

A análise que permeia esta modalidade de financiamento tem como foco principal a avaliação da capacidade que a empresa importadora (devedora) possui de honrar o financiamento pleiteado. Para isto, com base nos demonstrativos financeiros da empresa importadora, é utilizado um modelo próprio para avaliação econômico-financeira.

O modelo compreende o sistema de credit scoring interno (contemplando a avaliação do cenário setorial e macroeconômico nos quais a companhia está inserida, bem como os dados contábeis históricos e seus indicadores econômico-financeiros) e precificação de acordo com a Minimum Premium Rates – MPR (taxa mínima de prêmio) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). Informações cadastrais do importador, obtidas através de uma rede internacional de informações creditícias e da União de Berna, além de pesquisas feitas em fontes externas são também consideradas nas avaliações. Para avaliação dos riscos políticos e extraordinários, é realizada a analise do cenário macroeconômico do país do importador.