Quem Somos

A Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) é uma empresa pública, sob a forma de sociedade anônima, criada pelo Decreto nº 7.976/2013, conforme autorizado na Lei nº 12.712/2012, com prazo de duração indeterminado e com a finalidade, entre outras, de administrar fundos garantidores e prestar garantias às operações de riscos diluídos em áreas de grande interesse econômico e social. A ABGF está vinculada ao Ministério da Fazenda.

A ABGF tem como objetivo contribuir para a execução das políticas públicas relativas à administração de fundos e operacionalização de garantias prestadas com recursos da União.

Missão

Contribuir para a execução das políticas públicas relativas à administração de fundos e operacionalização de garantias prestadas com recursos da União.

Visão

Ser efetiva na execução de serviços relacionados à prestação de garantias e administração de fundos.

Valores

Integridade, Eficiência e Qualidade.

Composição do Capital Social

O capital social da ABGF é de R$ 296.337.787,81 (duzentos e noventa e seis milhões, trezentos e trinta e sete mil, setecentos e oitenta e sete reais e oitenta e um centavos), divididos em 50.000 (cinquenta mil) ações ordinárias nominativas, sem valor nominal, integralmente sob a propriedade da União.

A ABGF é uma Sociedade Anônima de capital fechado.

Acesse: Ações Ordinárias (%) – exercícios anteriores. 

Sustentabilidade

Compromisso com a Sustentabilidade na ABGF

A Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF) tem o compromisso sólido com a sustentabilidade, buscando contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioambiental. Assim a adoção de práticas sustentáveis é essencial para garantir um futuro equilibrado e responsável para as gerações presentes e futuras.

No Relatório de Sustentabilidade, são destacadas duas dimensões fundamentais que norteiam tais ações:

Eixo Negocial:

Na busca por estimular práticas sustentáveis, a ABGF adota políticas e diretrizes que orientam as linhas de negócios, com o objetivo de mitigar impactos ambientais em operações, bem como apoiar projetos de sustentáveis.

Eixo Socioambiental:

Internamente, promovem-se ações que visam à sustentabilidade socioambiental. Os esforços são direcionados para o estímulo de comportamentos sustentáveis entre os colaboradores e terceiros, bem como para o uso responsável dos recursos naturais. Realizam-se revisões e aprimoramentos contínuos dos processos de compras e contratações, priorizando especificações que privilegiem a sustentabilidade ambiental. Além disso, as instalações e edificações são constantemente qualificadas para melhor aproveitamento dos recursos naturais, reduzindo assim o impacto ambiental.

Acredita-se que a sustentabilidade é uma responsabilidade compartilhada, e está-se comprometido em fazer a parte necessária. As ações estão alinhadas com os princípios do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar os aspectos econômicos, sociais e ambientais em todas as atividades.

Na ABGF, enxerga-se a sustentabilidade como um fator estratégico para o crescimento e a continuidade da empresa. A visão é contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com o meio ambiente, sempre pautada pela ética, transparência e responsabilidade.

Conta-se com o apoio dos colaboradores e parceiros para juntos construírem um futuro mais sustentável e promissor. A sustentabilidade é um pilar fundamental na trajetória da ABGF, e está-se determinado a continuar sendo agente de mudança em prol de um mundo melhor.

Acesse: Relatórios de Sustentabilidade