A nova Diretoria-Executiva da ABGF

ABGF 1 de novembro de 2023

Em sua 60ª reunião extraordinária, realizada em 16/10/2023, o Conselho de Administração elegeu a nova Diretoria-Executiva da ABGF. Fabiano Maia Pereira foi nomeado como Presidente e Diretor Administrativo e Financeiro Interino, e Luiz Eduardo do N. Legaspe assumiu como Diretor de Garantias.

Fabiano Maia Pereira possui uma sólida formação acadêmica, com doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (2005 a 2009). Além disso, acumula mais de 15 anos de experiência como membro titular de conselhos fiscais de companhias S.A., incluindo a BB DTVM (BB Asset) e a PPSA. Servidor público de carreira da Secretaria do Tesouro Nacional, até outubro de 2023, Fabiano ocupou o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro da ABGF. No período de junho de 2017 a setembro de 2022 esteve à frente da Tesouraria do Governo Federal. Entre 2015 e 2016, ocupou o cargo de CFO na CEMIG. Ao longo de sua carreira desempenhou funções de gestão nas áreas de operações de crédito ao setor produtivo do Tesouro Nacional (2012-2014) e supervisionou os fundos de pensão na PREVIC (2010-2012). Além disso, Fabiano foi responsável pela gestão da dívida interna e externa no Tesouro Nacional (2003 a 2010).

Luiz Eduardo do N. Legaspe, por sua vez, é formado em Economia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Executivo com mais de 30 anos de experiência em diversos campos, incluindo administração contratual, orçamentação, gestão econômico-financeira, gerenciamento de riscos e seguros corporativos, com foco principalmente em projetos de infraestrutura no Brasil e na América Latina. Desde 2015 atua como consultor, concentrando-se em contratos e riscos na área de infraestrutura, além de fornecer assistência técnica e perícias no contexto arbitral e judicial. Desempenha também, um papel ativo em atividades relacionadas ao campo jurídico e de engenharia, sendo membro colaborador da Comissão Especial do Direito do Seguro e Resseguro da OAB-SP para o triênio 2022-2024, do Dispute Resolution Board Foundation (DRBF) e da Association for the Advancement of Cost Engineering – Seção Brasil (AACE). Além disso, ele contribuiu em debates e palestras sobre temas de interesse público, como “Obras Paralisadas no Brasil” e “Seguros em Infraestrutura”, tanto no ambiente acadêmico quanto em associações da sociedade civil.