Funcionários da ABGF recebem treinamento da SACE sobre gestão de sinistros e recuperação de crédito

Seguro de Crédito à Exportação 18 de julho de 2019

Funcionários da ABGF participam via teleconferência de treinamento ofertado pela SACE. Foto: Divulgação ABGF.

Funcionários da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) participaram, nesta quinta-feira (18), de treinamento sobre gestão de sinistros e recuperação de crédito, dado por profissionais especializados do Serviço de Seguros do Comércio Exterior (SACE), agência de crédito à exportação italiana.

A iniciativa partiu de intercâmbio entre as duas agências e os governos nacionais. Após encontro do embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini, e do diretor presidente da SACE, Alessandro Decio, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a empresa italiana convidou a ABGF para participar de seu programa de treinamento Global Solution, com a oferta de três cursos, sem custos de honorários (pro bono).

A SACE é uma das agências de crédito à exportação mais ativas do mundo e, em 2017, a Itália teve a terceira maior cobertura em operações de médio e longo prazo, atrás apenas de China e Índia, segundo apontado em relatório do Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (US EXIM Bank).

Os cursos serão feitos via teleconferências de modo a otimizar a participação dos funcionários das unidades da ABGF em Brasília e no Rio de Janeiro, sem necessidade de despesas de deslocamento e viagem. O primeiro treinamento tratou de um dos temas mais importantes para o desempenho das agências de crédito à exportação.

“A experiência internacional mostra claramente que a gestão de sinistros e o processo de recuperação de crédito são fundamentais para garantir e sustentar os negócios das agências. A especialização nestas atividades é uma tendência mundial e a ABGF procura se aperfeiçoar neste sentido. Por isso, o treinamento foi bastante proveitoso para nós”, destacou o diretor presidente da ABGF, Guilherme Estrada.

Em seguida ao primeiro treinamento, serão realizados mais dois cursos sobre riscos corporativos e bancários, marcado para agosto, e sobre modalidades de garantias às exportações, previsto para setembro.